Série Interlúdio - Tino Júnior
- espacovidaeartepib
- 3 de mai. de 2016
- 2 min de leitura
Nossa última Série Interlúdio tivemos a participação do saxofonista e flautista Tino Júnior.
Filho da cidade de Magé (RJ), mas radicado em Niterói, Tino Júnior tem se destacado no cenário musical, com seu fraseado pessoal e um bonito e suave som de saxofone. Tino começou a estudar música com oito anos, primeiro piano clássico e violão popular. Estudou saxofone com Idriss Boudrioua e harmonia funcional com Alexandre Carvalho, Vitor Santos e é bacharel em saxofone na URFJ.
Participou de shows e gravações com vários artistas do cenário instrumental como: Arthur Maia, Idriss Bodrioua, Pascoal Meirelles, Jota Moraes, Jamil Joanes, Alex Malheiros, Márcio Bahia, Meirelles e os Copa Cinco e outros. Integrou o quarteto do baixista Adriano Giffoni e o grupo Swingueira 4.
Primeiro trabalho solo de Tino Júnior, "Jeito Latino", lançado em 2010 pelo selo Niterói Discos, é totalmente autoral e apresenta um repertório de dez composições (cujos arranjos são também de Tino). Em "La-Tino Blues" e "Gigante no Samba", os destaques ficam para a cozinha formada por Arthur Maia (baixo) e Di Stéffano (bateria); a guitarra de João Castilho, o baixo de Alex Rocha e a bateria de Márcio Bahia estão presentes em "Dia de Verão" e "Pequena Flor".
Como era de se esperar, a sua banda "Swingueira 4" está presente em várias composições: "Sacode a Poeira", com a participação de Arimatéa no trompete, "Dois Irmãos", "Pé Quente" que conta com a luxuosa presença de Leonardo Amuedo na guitarra e a própria "Swingueira 4". Finalizando esse grande cd de Tino, duas músicas que contam com Fernando Moraes (piano), Renato Calmon (bateria) e André Rodrigues (baixo): "Baião do Véio" e "Esperança".
Acompanharam Tino (sax tenor, soprano e flauta), os músicos Fernando Moraes (piano); Alex Rocha, Arthur Maia e André Rodrigues (baixo); Márcio Bahia, Renato Calmon e Di Stéffano (bateria); Jakaré (percussão); Alexandre Prado e Cláudio Andrade (teclados); Gilberto Júnio (sax alto); Fabiano Segalote (trombone); Gílson Santos e José Arimatéa (trompete); João Castilho, Felipe Poli e Leonardo Amuedo (guitarra); Dani Andrade e Sérgio Fernandez (vocais) e a banda Swingueira 4, formada por Zé Luiz Maia no baixo, Fernando Merlino no piano, Ricardo Costa na bateria e o próprio Tino Júnior.
Depoimentos sobre a última Série Interlúdio:
"Obrigado Renan Hart pelo projeto e grande iniciativa de trazer a comunidade o melhor da música brasileira! Isso é inédito no DF e sou grato a Deus por sua vida e pelo seu ministério. Vida longa ao projeto "Série Interlúdio". Viva a música!!!!!" (Di Stéffano, baterista)
"A noite ontem foi linda! Bom demais tocar com esses músicos." (Diogo Monzo, pianista)
Comments