top of page

Entrevista com a harpista Leila Reis

  • Foto do escritor: espacovidaeartepib
    espacovidaeartepib
  • 22 de mar. de 2016
  • 2 min de leitura

1. Com que idade você iniciou os estudos na música e como surgiu o desejo em aprender mais sobre música?

Comecei meus estudos musicais com aulas particulares de piano aos 10 anos de idade. Somente aos 18 anos comecei a estudar harpa, foi quando entrei na Escola de música de Brasília.


2. Porque a escolha da Harpa?

Sei que não é uma história “poética” (rs), mas comecei a estudar harpa porque era um instrumento pouco concorrido de se entrar na escola de música, e também porque eu sabia que minha mãe achava bonito. O que começou sem nenhuma intenção de ficar sério virou minha profissão e minha alegria.


3. Quanto tempo estuda diariamente?

Já cheguei a estudar cerca de 6h diárias, mas hoje em dia com o trabalho na orquestra, estudo em torno de 3 a 4 horas.


4. Como você organiza a sua rotina para dar conta dos estudos, da igreja, da vida pessoal?

Para mim a comunhão com Deus é a todo o momento! Mas logo quando acordo e antes de dormir dedico um momento para a leitura da Bíblia. Durante o dia distribuo o horário para o trabalho com a orquestra, meus estudos e vida pessoal. São nos finais de semana que me envolvo com a igreja, tocando ou cantando.


5. Como é a logística para o transporte do instrumento?

É...acho que só quem é harpista sabe o quão difícil é transportar uma harpa. É um instrumento muito grande que requer um carro especial para carregar e muitos travesseiros para ela ir confortável (rs). No mínimo se precisa de duas pessoas para carregá-la de um lugar a outro.


6. Quais os cuidados (cordas, afinação, madeira...) que o instrumento requer?

A harpa de pedais ou harpa clássica é um instrumento muito delicado. Por ser de madeira e parte de metal, tem que se ter cuidado com a quantidade de umidade do ar e a temperatura do ambiente. Tem que ser afinada sempre antes de ser tocada.


Infelizmente na harpa tudo é muito caro, começando pelo instrumento que varia entre 20 mil e 180 mil dólares. Suas cordas também são muito caras, pois são feitas de um processo delicado. Um encordoamento completo deve ficar em torno de 2.500,00 reais.


7. Qual o repertório para harpa que você mais aprecia? Quais os compositores mais importantes?

Eu gosto mais do repertório do período romântico, foi nesse período que a harpa começou a ser explorada virtuosisticamente. Os compositores mais importantes que escreveram para harpa são franceses, dentre eles seriam H. Renié, Hasselmans, M. Grandjanny, Fauré, Debussy dentre outros. Alguns compositores brasileiros escreveram para harpa, como Villa-Lobos que compôs um concerto. Outro importante compositor brasileiro que escreveu para harpa foi Radamés Gnatalli.


8. Qual dica você pode dar para aqueles que estão iniciando o aprendizado em música?

É preciso muita dedicação! Quanto mais se estuda mais se sabe que ainda temos muito que aprender. É uma vida bem cansativa a de musicista, mas é muito gratificante ouvir as pessoas emocionadas com a música que fazemos.

Comments


Destaques  

Posts Recentes

Categorias

Arquivo

Siga e Compartilhe

  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Google+ - Black Circle

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda-Sexta 8h-21h

​Sábado 8h-12h

espacovidaeartepibs@gmail.com

 

ENDEREÇO

Quadra 05 AE 02 | Sobradinho I

Brasília - DF. Cep: 73030-057

Tel: (61) 3591-7856

       (61) 3591-6960

 

  • Facebook - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Google+ - White Circle
bottom of page